sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Limpeza do Kimono

Faz tempo que queria falar sobre algo que considero muito importante para um atleta: seu uniforme. Minha gente, a limpeza do kimono é fundamental!! Ninguém merece treinar com alguém que faz três meses que luta direto e não lava o podrão kimono. Tem gente que não lava porque só tem um e usa direto, outros que tem medo que encolha. Meu deusu, assim finaliza num instante, né?! Resolvi listar alguns mitos e verdades sobre a limpeza do kimono:
Mito (M) e Verdade (V):
1) lavar constantemente diminui/encolhe o bendito (M): o kimono tem que ser lavado sempre que puder pois o suor faz apodrecer o tecido e suas manchas de suor podem ficar muito resistente para sair.Ele pode até encolher mas é insignificante, em torno de 5% no máximo e isso demora muito.
2) lavar na máquina diminui o tempo de vida do kimono (V): melhor é lavar a mão e em água fria, esfregando onde esta sujo com uma escova macia.
3) Alvejante e amaciante destroem aos poucos o tecido (V): melhor usar bicarbonato de sódio para alvejar e dispensar o uso de amaciante, os produtos como alvejante fazem o tecido perder a resistencia aos poucos.
4) Secar no sol é bom pra matar as bactérias (M): o seu corpo tem defesa suficiente pra derrotar essas bactérias. Vai só desbotar seu azulão. 
Dicas: 
Sempre que chegar do treino pendure o kimono em um local arejado, nunca deixe dentro da mochila, mala do carro ou coisa assim, abafar vai fazer almentar o mal cheiro.:P 
Evite emprestar seu kimono para outras pessoas!!
Tomar banho e usar um bom desodorante antes do treino também ajuda heheheh......
Receita com bicarbonato:
de 1/2 a 1 copo de bicarbonato de sódio, dilui em um balde grande de água com sabão neutro ou de coco. A quantidade dependendo do tamanho do kimono. Você pode tambem borrifar o bicarbonato na parte das axilas e costas do wagui, como manutanção. 
Outra coisa, a vida útil de um kimono varia muito de acordo com a frequencia de treinos e também da limpeza do tatame. É bem interessante observar também que as pessoas que mandam o kimono para lavanderias o mesmo terá um fim mais rápido. Algumas lavanderias utilizam água quente, alvejante e amaciante que é a combinação fatal para nosso uniforme.

Um comentário:

  1. Oii , tudo bom ? AMEI as dicas , vou fazer isso pra lavar o meu , me passa o msn , pra gente conversar sobre jiu jitsu ...

    ResponderExcluir