domingo, 27 de fevereiro de 2011

Orelha de Couve-Flor


Quem não já viu uma orelhinha "lindxa lindxa linxa" parecida com essa aí ao lado? A orelha estourada ou couve-flor é muito comum entre praticantes de artes marciais como o jiu-jitsu e é um sínônimo, para alguns, de muito treino do tipo selva. Para mim é sinônimo de treino errado, de quem já foi muito massacrado no triângulo ou levou uns "telefone" bem dado hehehe (brincadeirinha :P)
Brincadeira a parte, a Orelhinha Couve-flor gera muito incômodo e até mesmo pode causar inflamações graves se tratada de forma errada.
A lesão ocorre geralmente da fricção, do kimono, faixa ou mesmo trauma de pancadas na região auricular. É um hematoma ao redor  da cartilagem que faz com que a orelha sofra essa deformação. O pericôndio (uma camada ao redor da cartilhagem) fica espesso, na maioria das vezes tem pus ou sange dentro (eca!) e é necessário fazer uma drenagem para retirar essa secreção, ou mesmo cirurgia. Muitos especialistas chamam esse problema de pericondrite. O tratamento deve ser feito com um médico e não em casa fazendo punção com agulhas e seringas mal esterelizadas que podem agravar a situação. Há casos em que ocorre infecção grave e o uso de medicamentos é necessário. A saúde de um atleta não é brincadeira e deve-se levar em consideração o risco de perda total da orelha em casos de inflação muito aguda.
Existem no mercado muitos protetores auriculares que podem ser usados como forma de evitar esse tipo de lesão nos treinos. Alguns atletas não gostam de usar porque dizem que atrapalha em algumas movimentações como os estrangulamentos. Na net encontramos preços mais variados possíveis ( apartir de R$30) depende muito da marca do produto. Tem capacetes de Rugby e próprios para Jiu-jitsu.

Só pra lembrar, segundo a CBJJ nas competições "Não será permitido uso de sapatilhas, protetores de orelhas nem outros protetores que possam prejudicar o bom andamento das lutas..." 
Algumas pessoas já não tem mais a visão de que um bom lutador de Jiu-jitsu deve e tem que ter a orelha de Couve-flor e buscam nessa  arte milenar a ténica, bem-estar mental e físico, deixando de lado a auto-flagelação que vai de encontro aos princípios deixados por nossos antigos mestres. Cabe a cada um refletir melhor sobre o que realmente o Jiu-jitsu deve ser em suas vidas. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário