quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Creatina

Ontem na academia conversando com alguns colegas falamos sobre o uso de suplementos alimentares e sobre a Creatina. Gostaria de expor aqui algumas coisas sobre o uso desse tipo de proteína e esclarecer algumas dúvidas que até então também tinha. 
A Creatina, criada em 1993 pelo Dr. Ed Byrd presidente do "Medical Research Institute - MRI".
Segundo a wikpédia:
"A Creatina [NH2-C(NH) - NCH2(COOH)-CH3] é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A palavra deriva do grego kreas, que significa carne.
 Em humanos, geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos (principalmente da carne e peixe). Entretanto, a síntese endógena de creatina no fígado é suficiente para as atividades normais do dia-a-dia. Em função disso, apesar de os vegetais não conterem creatina, os vegetarianos não sofrem por sua deficiência
Em 2005, a venda de creatina como suplemento alimentar foi proibida pela ANVISA em todo Brasil. Entretanto, esta proibição foi revogada em abril de 2010 com a publicação de uma nova regulamentação de alimentos para atletas, onde há uma recomendação clara para o uso do suplemento a base de creatina apenas para atletas que praticam exercícios de alta intensidade.
Pelas informações da Food and Drug Administration (FDA), o consumo nos Estados Unidos não é liberado para menores de dezoito anos.Pois ela retem liquido no corpo."

Abaixo segue um vídeo sobre a liberação da Creatina e seus riscos de uso indiscrimidado:



Gostaria de deixar aqui bem claro que o uso de qualquer suplemento indiscriminado pode causar danos a nossa saúde, e que é de fundamental importancia uma alimentação saudavel. A substituição de alimentos por suplementos como forma mais rápida de atingir a boa forma pode acarretar sérios riscos a nossa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário