domingo, 16 de janeiro de 2011

Mel Como Aliado no Esporte


Quem me conhece sabe que ando sempre com um sache de mel de abelha na bolsa. O mel me acompanha desde quando comecei a treinar jiu-jitsu. Quando treino e sinto que as minhas energias estão acabando o mel tem sido meu energético natural.
As propriedades do mel são diversas e se formos pesquisar em sites de busca encontramos sempre algo como fonte benefíos para o nosso organismo. 
Enquanto terapéutico o mel é muito usado para previnir problemas digestivos, grastricos, intestinais e anemia. Além disso o mel é ótimo cicatrizante e alguns estudos revelam que pode previnir contra ressecamento da pele, esfoliação e até contra a queda de cabelos. 
O mel é facilmente encontrado aqui no RN e em diversas cidades brasileiras seja em mercadinhos, supermercados ou até em feiras. São vários os tipos de mel de abelha que podemos encontrar. A variação se dá por existirem diversos tipos de flores. Mas fica a dica para optar sempre pelo mais bruto, mais escuro. Estudos mostram que quando o mel sofre por processos de industrialização para venda perde algumas de suas propriedades.
Em uma colher de sopa (aproxim. 20g) temos 62kcal lembrando que não possui gordura e nem colesterol. Pode ser consumido por quem possui diabetes sob supervisão de um médico. A glicose que contém no mel é invertida e não é prejudicial. O seu consumo é indicado também para crianças a partir de um ano de idade.  
Existem muitos estudos sobre as propriedades terapeuticas do mel, no entanto ainda há um desconhecimento  muito grande das pessoas sobre esse rico alimento, fonte de enregia para todos. 

 
A combinação do mel com frutas pode e deve ser incluída na alimentação diária do atleta. Observando-se as suas necessidades nutricionais recomenda-se a ingestão do mel em doses diárias. 
Quanto ao uso do mel por praticantes de dietas funcionais como a Dieta Gracie encontramos o mel e as frutas secas usados para adoçar alguns sucos dessa. No entanto deve ser melhor estudado o seu consumo e a sua melhor combinação com alguns alimentos dessa dieta. 
Uma dica útil e importante é que se o seu mel tá cristalizado você não deve jamais aquece-lo a uma temperatura acima de 40° pois distroi as suas enzimas. O que podemos fazer é colocar em banho maria numa temperatura até 40°, medimos a temperatura suportável com a mão.
Alguns estudos sobre o mel o revelam como excelente energético em esportes com  treinos onde há um desgaste físico além do normal. 
Em um estudo sobre o uso do mel por praticantes de esporte O biólogo Kreider, da Universidade de Menphis, EUA, concluiu que o mel é a melhor fonte de carboidratos para os atletas. Motivo: seu índice glicêmico é mais baixo do que o de outros açúcares.
Esse indicador mede a quantidade e a velocidade do aumento da glicose sangüínea causado pela ingestão de alimentos.
Os carboidratos com índice glicêmicos altos podem provocar cansaço, devido ao correspondente aumento de insulina e à brusca queima de energia pelos músculos.

Abaixo um vídeo sobre os benefícios do uso do mel na alimentação e algumas curiosidades quanto a sua produção.



Deixo aqui o meu incentivo ao uso do mel como energético nos treinos, ao invés de consumirmos um monte de consevantes e corantes que só fazem mal ao estômago. Fora a economia que podemos fazer, pois encontramos pacotes de mel em sache por até R$ 2,00 em qualquer loja de produtos naturais. Hoje sabemos que um energético líquido não sai por menos de R$ 5,00 e só dá pra um treino e muito mal. 

Fontes:
www.embrapa.br
pt.wikpedia.org
www.redeciadasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário