sábado, 15 de janeiro de 2011

O Drama de Quem Tá Embaixo

 Ah, meus caros leitores! Eis a tão temida situação: embaixo do adversário. Sou faixa branca e com tal sinto-me em desespero quando isso acontece. Não é pra menos pois quando estamos nessa situação passa mil coisas na cabeça, menos a alternativa mais viável para se livrar do peso do adversário. Essa semana fiz um apanhado de  posições que podemos fazer quando nos encontramos nessa situação. É claro que haverá mais saídas, pois o Jiu-jitsu é um xadrez humano e cada situação pode ser analisada de forma diferente por quem está no jogo. Vamos lá:

1º Saída de 100 kg  1 (com baiana de joelho): quando o adversário está segurando seu quadril e você não consegue repor a guarda. Nessa saída você fica de quatro e derruma o oponente com uma baiana de joelho.



2º Saída de 100 kg repondo a guarda: nessa situação o adversário vai segurar por cima e não no quadril o que vai dar um espaço para repor a guarda:



3º Invertendo a 100 kg: essa inversão é ótima quando não conseguimos repor a guarda. Afasta o adversário com a mão norosto dele e poe a  pernano pescoço dele.



4º Triângulo no 100 kg: o adversário colocou uma mão dentro das suas pernas. Você pega ele no triangulo e ainda pode pegar ele na americana e na "mão-de-vaca". OBS: se você for faixa branca não vai poder fazer a "mão-de-vaca".



Com isso podemos ter uma noção básica de como sair dessa incômoda posição. Tem muitas outras mas achei melhor postar as mais simples.

Fonte: Os vídeos foram retirados do YouTube e estão disponíveis para quem quiser visualisar melhor. 
Vejam também os canais de:
superluta2009
graciepr
site www.superlutas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário